Dra. Ana Carolina Russo

Pesquisadora da USP realiza pesquisa na Região Sul Fluminense

A coordenação do MEP-VR foi procurada pela Dra. Ana Carolina Russo, as doutorandas Isabelle Lauroux e Maria do Carmo, pesquisadoras da Faculdade de Saúde Pública da USP. para colaborar com a pesquisa de campo nas cidades de Volta Redonda, Pinheiral, Barra Mansa e Barra do Piraí.

— A pesquisa visa analisar como as exposições diárias (poluição, alimentação e condições de trabalho) afetam a saúde das pessoas. O trabalho é feito através de coletas de sangue, urina e saliva para realização de exames que “mapeiam” as possíveis alterações provocadas pelo meio. Esses exames não são de acesso à população, uma vez que não são realizados na rede pública. —, explicou  a pesquisadora e acrescentou: “Os exames são todos coletados por um laboratório de referência em Volta Redonda, as coletas são feitas nos domicílios. Os voluntários, posteriormente terão acesso a todos os resultados de forma gratuita, e contam com o apoio dos pesquisadores para esclarecimento de eventuais dúvidas. Há sigilo absoluto dos nomes dos participantes, exigência do comitê de ética da instituição. São cerca de 50 amostras, e encerramos amanhã, dia 12”.

AMOSTRAGEM REGIONAL TERMINA DIA 12

Ontem, o um dos conselheiros do MEP, foi contatado para colaborar com a pesquisa, exatamente por estar na faixa etária entre 18 e 50 anos, e ser do sexo masculino. Animado, diante da confiança e organização, sugeriu colaborar na divulgação da inédita pesquisa.

“Olha, fui contatado via whatsapp, a equipe agendou coleta de amostras em minha residência. O trabalho é muito importante, fato que me fez sugerir à direção do MEP ampliar a colaboração divulgando. Se você quer contribuir com ciência, pode contatar o MEP, via e-mail – contato@mepvr.com.br, e repassaremos à Dra. Ana.”, disse Pedro Paulo.

Precisa-se de voluntários nas cidades de Volta Redonda: bairros – Dom Bosco, São Luiz, Volta Grande, Santo. Agostinho e Santa Cruz; Barra Mansa: bairros – Colônia e Nove de Abril; Pinheiral: preferencialmente do Centro; Barra do Piraí: Distrito de Vargem Alegre.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.