A discussão do projeto Pedreira da Voldac em Volta Redonda, iniciada em 2018 conquistou mais um aliado. Em dezembro do ano passado, o vereador eleito Paulo Roberto, o Paulino do AP manifestou junto ao MEP interesse de conhecer a Pedreira da Voldac.
Ontem, dia 17, técnicos da equipe ambiental do Movimento e os representantes das associações de moradores dos bairros Voldac e Pinto da Serra acompanharam o parlamentar e sua equipe na visita técnica à Pedreira. O espaço público, incorporado ao município em 2008 tem ganhado notoriedade pela sua pujante beleza cênica e potenciais educacionais e de lazer. O professor Fernando Pinto, ecólogo e sub-coordenador da equipe ambiental do MEP orientou a visita e mostrou ao parlamentar apontando os diferentes potenciais da Pedreira.
“Espaço urbano precisa ser cuidado, a pedreira guarda uma biodiversidade fantástica, nossa equipe já contabilizou centenas de parâmetros importantes. Pensar o espaço como unidade de conservação com recreação orientada, educação ambiental e também como pesquisas acadêmicas deve ser foco. Temos defendido desde 2019 que a área seja transformada no primeiro Monumento Natural de VR.”, defendeu o ecólogo Fernando.
Durante a visita os representantes das associações de moradores também reforçaram a importância potencial do maciço rochoso desativado na década de 1980. “De fato o local é esplêndido, precisamos buscar caminhos e conhecer os projetos para o local de forma a garantir a recuperação e cuidados para com o local.”, defendeu Berlindo Francisco, diretor de patrimônio da associação da Voldac, representante do presidente, o conhecido Marquinho da Voldac. Para Silvia Cristina, vice-presidente da associação do bairro Pinto da Serra e ligada à comunidade eclesial católica do bairro Pinto da Serra nós precisamos de espaços para caminhadas. “Será muito importante adequar o local, sem desfiguram sua caraterísticas para lazer, caminhadas em trilhas e educação ambiental para crianças e jovens.”, disse Silvia que também é ligada à comunidade eclesial católica do bairro.
O vereador Paulinho AP, atento, ouvindo e observando o cenário e as pontuações sobre a pedreira e entornos, ao o final da visita impressionado com que viu e aprendeu sobre o local manifestou-se:
“Concordo com o Zezinho, o local é majestoso, nunca imaginei que em Volta Redonda tivesse um local assim, agradeço imensamente a todos vocês pela oportunidade. Há um potencial turístico ecológico, VR precisa disso, para levar nossos filhos, pessoas que nos visitam, mais que tudo precisamos preservar a natureza ainda mais uma cidade forte em sua história de metalurgia. Sei que há projetos, porem é necessário projetos que foque garantam a menor agressão possível ao local, pensar em trilhas, pensar na educação ambiental. Acresço, como o local está abandonado, de início a gente dá visibilidade ao local e limpa a entrada identifica, assim população vai se educando. Vou ver com secretário Jeronimo Teles como fazer uma limpeza no local”, ressaltou o vereador ao fim da visita que durou dias horas.
A equipe do MEP, através da Gabriela, acadêmica de geologia (UFES) entregou ao vereador uma minuta do histórico da pedreira, informou que para semana o Movimento encaminhará ao gabinete do vereador e à SMMA a proposta de criação da unidade de conservação no local. Miguel Arcanjo, secretário do Municipal do Meio Ambiente, havia agendo sua participação na visita, através do vereador justificou ausência por questões familiares.