ENEM 2020

Estudantes e professores do MEP comentam o tema da redação do ENEM

Geralmente considerado como ‘bicho papão’, o tema da redação do ENEM realizado ontem ‘O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira’, não provocou nos alunos e professores nenhuma preocupação quanto ao nível de dificuldade. Perguntados, alguns estudantes e professores de linguagens e de redação do Pré-vestibular Cidadão do MEP manifestaram-se sobre tema.

Alexandre Batista, professor de redação, reagiu bem ao tema:

“Muito bom o tema do certame deste ano. Primeiro pela manutenção do estilo de sempre, pois trouxe um problema social com frase-tema com problema explícito e pressuposição de fácil identificação; segundo pela visibilidade dada a essa discussão no país, uma vez que esse tema será revisitado por nós professores várias vezes durante este ano.”

Na mesma linha, disse Juliana Pereira, professora de redação:

“Foi um tema bastante importante, pertinente e dentro do padrão esperado para o Enem, com uma situação problema explícita dentro da realidade brasileira. No texto, os candidatos deveriam propor caminhos para vencer o estigma que persegue várias pessoas que têm doença mental. Mas, não foi só por isso que gostei do tema, há pouco tempo ações recentes do próprio MEC propuseram mudanças na Política Nacional de Educação Especial, uma clara volta à discriminação de crianças com essas deficiências, por exemplo. Ainda bem que foram contestadas na Justiça.”

Alguns alunos também reagiram: “Gente, tema super pertinente, não foi difícil desenvolver. Agora é esperar resultado na ansiedade.”, disse Vitória, aluna. “Me surpreendi com o tema, inclusive eu fiz um trabalho sobre doenças mentais no ano passado.” – Maria Eduarda, aluna.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *