A inédita roda de conversa com os candidatos à prefeitura de Barra do Piraí, promovida pela Paróquia Única da Cidade de Barra do Piraí, da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, realizada ontem no salão social do Bispado da Catedral de Sant’Ana, deu um tom especial e visibilidade à reta final das eleições na cidade. Apenas um candidato, convidado, declinou do convite.
Na estrutura da roda de conversa, os candidatos, expuseram suas propostas, responderam perguntas sobre diversos temas oriundos das comunidades, e também as perguntas ao vivo dos padres da cidade. O Coordenador Geral do Movimento, Zezinho, convidado em nome do MEP, mediou os trabalhos com apoio da eficiente equipe de pastoral da igreja de Sant’ Ana.
Nas questões pontuadas pelo povo os maiores desafios para o prefeito (não há nenhuma mulher candidata) a ser eleito foram: políticas para juventude, emprego e renda, saúde, saneamento básico, educação, escuta às comunidades (participação popular), mobilidade urbana, entre outros tema foram os mais cobrados nas perguntas das comunidades e dos padre.
Destacamos algumas falas dos padres:
“Há necessidade do ‘alargamento’ das ruas e mentes em nossa cidade.”, Pe. Paulo.
“Quanto maior a capacidade de diálogo, quanto maior a capacidade de escuta dos que detém o poder, menor o índice de equívocos nas decisões política,”, Pe. Vidal.
“Sou um homem indignado com os maus tratos que fazem com a juventude. É triste, termos frequentemente de incluir nas intenções das missas dos falecidos nomes de jovens vítimas da violência, há necessidade urgente de políticas pública para juventude para mudar tal situação.”, Pe. Juarez.
Assista à íntegra da roda de conversa.