Interessante, as campanhas eleitorais diante das novas normativas da Justiça Eleitoral, parte associada à pandemia ganharam o ‘formato hibrido’- virtual e presencial. Vale lembrar, a palavra “hibrido”, em linguagem comum, refere-se ao cruzamento entre duas espécies diferentes de plantas ou animais.
O Movimento Ética na Política (MEP-VR), de certa forma, a exemplo de outros grupos, deu prioridade ao formato virtual, e tem usado para esclarecer e incentivar o voto ‘consciente e ético’. Pedro Paulo Vidal, conselheiro no movimento e ex-aluno do MEP, analisa o cenário ao referir-se a este modo virtual:
“O Movimento, embora pequeno captou com precisão a importância de fazer algo na linha, e saiu na frente quando da realização do painel com os pré candidatos em agosto. Ao ver agora várias iniciativas, penso que o Movimento tem contribuindo também no processo de formação de consciências eleitoral diante da pandemia ao lançar mão da ferramenta virtual”.
Na reta final das eleições aumentam as movimentações nas páginas do facebook, Instagram, youtube e outras mídias, ações que vem dando visibilidade aos candidatos às prefeituras e às câmaras municipais. Por outro lado, instituições, grupos sociais e cidadãos laçam também mão de diferentes plataformas.
“Ontem assistimos ao debate entre os candidatos de VR, promovido pela ACIAP.VR e o também o debate dos candidatos a prefeito de Barra Mansa, pela ONG Casa Paz e Bem. Sábado, dia 7, a Cúria Diocesana (Conselho Pastoral Regional) realiza painel com candidatos de Volta Redonda, na terça, dia 9, a Paróquia de Santana em Barra do Pirai, realizará um painel com cinco candidatos à prefeitura da cidade, ocasião que o MEP, a convite mediará o inédito painel Na Catedral.”, informou Vidal.
2º TURNO EM VOLTA REDONDA:
“A Justiça Eleitoral de Volta Redonda já recebeu o pedido do MEP para realização do debate com os dois candidatos vencedores do 1º turno na eleição em VR. O debate está agendado para o dia 20 de novembro, às 20h, via página do MEP. A novidade do debate será a participação de jornalistas convidados e também a participação popular através de perguntas diretas aos candidatos,”, informou Davi Souza, conselheiro e TI do MEP.