Matheus Henrique, geólogo e colaborador da equipe socioambiental do MEP-VR, informou que a Pedreira da Voldac em Volta Redonda faz parte do conjunto de temas apresentados em pôster no VI Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, promovido pela USP, em São Paulo, de 20 a 27 de agosto.
A produção científica elaborada por Matheus Henrique, sob supervisão da Profa. Dra. Soraya Carelli (UFRRJ) e o do Msc. Ricardo Vaz (UFRJ), dialoga sobre o inventário e valorização da geodiversidade da Pedreira da Voldac, visando o seu potencial turístico e educacional.
O trabalho foi apresentado pelos orientadores, hoje (24/08), na Universidade de São Paulo, Campus Butantã, uma das maiores instituições de ensino superior e pesquisa do Brasil.
“O fato de colocar a Pedreira da Voldac no cenário nacional é muito importante, no sentido de dar a conhecer e evidenciar a Pedreira e o município de Volta Redonda nas suas potencialidades em âmbito nacional. E claro, dar ênfase aos aspectos – educacionais, científicos e turísticos do majestoso espaço de biogeodiversidade.”, ressaltou o geólogo.
— A identificação, inventário e valoração da antiga pedreira da Voldac como Sítio da Geodiversidade é de vital importância para a proposta de criação do 1º Monumento Natural de Volta Redonda uma vez que acrescenta a ela os elementos abióticos da geodiversidade. (…) Numa cidade industrial carente de parques, bosques e praças, a antiga pedreira da Voldac servirá como um pequeno oásis para geoturistas terem contato com a natureza. —, conclui o trabalho.