PVC na CMVR

MEP-VR conclui a 2ª ed. da Semana de Sensibilização de 2022 para os estudantes do PVC

Entre os dias 1º e 5 de agosto, o MEP-VR realizou a 2ª ed. da Semana de Sensibilização para os estudantes do Pré-Vestibular Cidadão. A Semana, característica do retorno de aulas do curso, visa oferecer aos estudantes e aos professores reflexões que reafirmam a importância da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade no processo socioeducacional, com palestras, debates e ações de rua com diferentes atores sociais.

No primeiro dia, na sede do Movimento, o tema buscou provocar e motivar os estudantes para trabalharem a dimensão do sonhar: escrevendo, lendo, acreditando e fazendo acontecer, tons da palestra motivadora da Profª Maria Gorete. Também na linha do acreditar em um mundo novo possível, a Profª Magda Almeida de Souza, ofereceu aos alunos importantes elementos de vivências para superação das intolerâncias e preconceitos: o combate às desigualdades e a desinformação, o cuidado com a natureza, entre outros temas provocaram importantes reações nos alunos.

No dia 2 de agosto, os estudantes acompanharam uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Volta Redonda. Na oportunidade, a presidência da Câmara, na pessoa do vereador Sidney Dinho, convidou o MEP-VR para receber Moção de Aplausos pelos 25 anos de existência e serviços prestados à comunidade, com destaque para o Pré-Vestibular Cidadão. A profa. Nirlene Pirassol, José Maria, estudantes do PVC, receberam a placa ilustrativa.

“Agradecemos a honraria oferecida ao MEP-VR, ela pertence a vocês alunos e ao coletivo do Movimento, que durante 25 anos tem mantido o Movimento por acreditar na ética, na justiça e na educação. Também em memória a tantas pessoas que doaram seu tempo ao Movimento, e já se foram.” Disse a pedagoga, ao passar a placa para Sonia Maria, para ser afixar na Sala do PVC. Núcleo Retiro.

No terceiro dia, ocorreu a mesa redonda, online, momento em que discutiu-se aspectos sobre a saúde e poluição em Volta Redonda. Participaram a Profª Irineia Pereira, ligada à equipe Socioambiental do MEP-VR; Prof. Dr. Fernando Pinto, Diretor Ambiental do MEP-VR ; Dra. Ana Carolina Russo, Pós-doutoranda em Saúde Pública pela USP; Profª Dra. Maria Cristina Espírito Santo, Faculdade de Medicina – USP e UNIFOA e Dr. Miguel Tepedino, pediatra e professor biologia no PVC.

No dia 4 de agosto, a Comissão Étnico-racial do Movimento abordou sobre os seus trabalhos, trazendo reflexões sobre identidade, ancestralidade, cultura, direitos humanos e a relação com os outros. No segundo momento, contou-se com a participação do Defensor Público Federal, Dr. Claudio Luiz dos Santos, coordenador do Projeto ‘A DPU Vai aonde o pobre está’, momento em que explicou sobre a prática de assistência jurídica, judicial e extrajudicial, objetivando o acesso dos mais pobres à justiça.

No último dia, 5 de agosto, Prof. Dr. Jose Abdalla Helayël, físico e pesquisador titular do CBPF, provocou olhares e atitudes para compreensão da arte e a filosofia, interagindo com as ciências e política.

As aulas regulares retornaram ontem (08/07) e seguem até o dia 18 de novembro, conforme calendário anual de atividades da Direção Educacional do MEP-VR.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *