Olhares para o rio paraiba do sul alem das aguas

“O olhar nos faz entender e reconhecer o valor das coisas”, diz biólogo sobre o Rio Paraíba do Sul

Michel Bastos, biólogo, mestre em zoologia, membro da equipe Ambiental do MEP, especialista em monitoramento ambiental e espécies ameaçadas, fez uma instigante palestra no MEP ontem, dia 5, sobre o tema: ‘Olhares para o Rio Paraíba do Sul além das águas’.

Acolhido pela mediadora da sala, profa. Edinara Boff, professora de matemática e mestranda em física (IFRJ), que também deu acolhida aos alunos do Movimento e os convidados do Colégio Estadual Rondônia, ligados ao curso técnico em meio ambiente. A atividade, via plataforma, faz parte da sequência da ‘semana de sensibilização’, iniciada no MEP, na segunda, dia 3.

Michel, de forma serena e envolvente, provocou olhares diferenciados para o Rio Paraíba do Sul:

“Não apresentarei mapas, gráficos e números sobre o rio. Até poderia fazê-lo, porém optei por dialogar, na linha da provocação, para um necessário novo olhar para o rio.” Assim,  Michel iniciou sua fala para 70 pessoas.

“Saibam que o conhecimento tem poder e ele exige olhar atento. Vocês, vestibulandos, serão pesquisadores. Olhar para o Rio Paraíba do Sul não de forma ‘vampiresca’, ‘Hi ! tá tudo uma M’, mas olhar buscando entender, identificar-se com o que ele tem na sua ancestralidade, diversidade, agressões e potencialidades. Entender e reconhecer o que ele carrega, cerca de 60 espécies de peixes, nas suas profundidades e sinuosidades.” Observou o zootecnista e mostrou a foto de um bagre que está em processo de extinção no rio Paraíba do Sul.

Michel discorreu também sobre o TAC que obriga a CSN a reparar danos, a situação dos afluentes, diferentes poluições e o dramático acidente de 2008 provocado pelo Endosulfan. Nas observações e pontuações, os alunos e professores reagiram questionando e elogiando a fala do especialista além de agradecerem a forma como apresentou a palestra.

“Michel, confesso, como professora de biologia, que passarei a ter um novo olhar para o rio. Aprendemos muito com você. Muito obrigada! Parabéns! ” – Reagiu Saritha Montrezor , professora de biologia no MEP.

Nos agradecimentos, a professora Edinara ressaltou a importância de trabalharmos também as questões ambientais dentro e fora da escola. Agradeceu a presença dos alunos e professores do Colégio Estadual Rondônia, bem como o brilhantismo do professor Michel.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.