5a semana de sensibilizacao

MEP encerra a 2ª ed. da semana de sensibilização de 2021 com Carolina Maria de Jesus

Quarto de Despejo”, obra consagrada da escritora Carolina Maria de Jesus, foi tema de ontem (6), fechando 2ª edição da sensibilização de 2021 do Pré-Vestibular. A semana foi dedicada ao patrono da educação do Brasil, Paulo Freire, e a escritora Carolina, seguindo a proposta freiriana da ‘Escola MEP’.

“Hoje, uma noite especial, minha colega Juliana Lima, dedicadíssima à área de linguagem nos brindará com Carolina Maria de Jesus, Dra. Honoris Causa, título conferido pela UFRJ em 2020, escritora preta, e que todo estudante precisa conhecer. Suas obras são extremamente importantes na literatura brasileira.”, disse Elisa Andrade, professora de literatura, ao apresentar Juliana.

Juliana, ao apresentar a obra da Carolina, apresentou a questão: “A grandeza de Carolina: por que ler essa autora nas aulas de português?”. Érique Barcelos, que acompanhou a apresentação da professora Juliana e todos os debates, no final da apresentação, com a interação dos alunos e professores da mesa, revelou:

“Confesso que é de emocionar sentir e ver, primeiro a sabedoria da Juliana, com jeito entusiasta no modo de abordar a obra da Carolina. Juliana, igualmente preta, ao falar, dá um tom diferente. Carolina, escritora extremamente marginalizada no seu tempo, como disse Juliana, transpôs barreiras – do lixo, da pobreza fez-se nossa educadora. E mais, as mulheres da banca, junto com os alunos a partir das pontuações da professora Juliana, trouxeram para hoje uma realidade que precisa ser corrigida, reparada.”, disse Érique.

Durante o debate, estudantes como Tainá, Laís, Larissa, Antônio e outros participantes tinham agradecido. Porém, em nome da turma, Ana Beatriz fez a agradecimento final. “Muito difícil achar palavras para agradecer as professoras. Foi muito bom conhecer um pouco mais da Carolina de Jesus. Interessante, que toda vez que minha mãe (Elisa Andrade) comentava sobre ela, eu ficava curiosa. Hoje foi muito bom aprender mais. Muito obrigado ao MEP por proporcionar isto para a gente.”, disse agradecida Ana, aluna do Pré-vestibular Cidadão.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.