A Profa. Dra. Maria Cristina Carvalho Espirito Santo, pediatra e infectologista, participou ontem, dia 29, do encontro da ‘equipe multidisciplinar de saúde do MEP’. O encontro, via plataforma digital, objetivou aprofundar na compreensão dos impactos da doença na população, e também pensar em caminhos participativos na superação da crise sanitária, a partir do painel científico sobre a pandemia, realizado no dia 24.
Dr. Miguel Tepedino Neto, pediatra, prof. de biologia no Pré-Vestibular Cidadão, fez as honras da casa na acolhida a médica: “Dra. Maria Cristina, é uma honra para nós estarmos com você, profissional de referência, uma entusiasta pesquisadora nas áreas pediátrica e de infecto. Com alegria a acolhemos.”
Dra. Maria Cristina, agradecida do convite, apresentou importantes aspectos relacionados à doença covid-19. De início, alertou Saulo Karol, biólogo-físico no MEP e especialista em imagens:
“Estamos enfrentado a doença com o carro em movimento, e isto exige muito de nós, profissionais e da sociedade. A Dra. Cristina, lembrou que, acredito, a cidade está dotada de um sistema de saúde capaz de dar conta da situação. A exata compreensão entre transmissão e prevenção, estão ligadas às necessárias mudanças de atitudes em geral. As testagens nas bases territoriais (bairros), a partir das unidades de saúde, envolvem associações de bairros, igrejas, escolas, e os resultados dos dados rastreados são utilizados para intervir. Não temos dados reais ainda, porém precisamos trabalhar o cuidado com as crianças, nesta fase da doença, há indicadores que elas serão atingidas fortemente.”, disse Saulo.
Na sequência, os presentes pontuaram algumas questões. Por fim, em acordo a Dra. Maria Cristina, outra rodada será realizada, com presença de outros profissionais, e aberto à comunidade em geral. O encontro será organizado para o dia 22 de maio com a participação da Dra. Maria Cristina e a professora Dra. Patrícia Luciene da Costa Teixeira, fisioterapeuta e doutoranda em biociências.