volta redonda cidade universitaria ii

Volta Redonda: Cidade Universitária (Ensaio II)

Na sequência das reflexões suscitada pelo MEP-VR, sobre o tema ‘cidade universitária’, segue agora o Ensaio II, dentro da ‘efusiva e conturbada’ semana da Pátria, a sequência da resenha produzida a partir do Ensaio I, publicada na página do Movimento em agosto. O ensaio II segue pontuando a mesma linha de raciocínio do Ensaio I, acrescendo provocações e possibilidades que o tema sugere. Há nos textos aspectos instigadores que mostram a necessidade de se pensar em estruturar a cidade em sinergia com os vários estabelecimentos de ensino superior, também de ensino médio, em consonância com os diferentes serviços que emergem na nova realidade socioeconômica e socioeducacional de Volta Redonda.

O reinventar-se

O grande desafio para Volta Redonda, reinventar-se e buscar entender que há um momento novo, e que precisamos trabalhar para haja de fato a busca da integração universidades – cidade: na produção acadêmica, nas urgentes estruturações dos equipamentos urbanos, no saneamento dos passivos socioambientais, também na qualificação e dinamização dos diferentes serviços que movimentam a economia a cidade. Um novo arranjo para Volta Redonda emerge paulatinamente, claro, e não dispensa, joga fora sua identidade originaria a cidade industrial, a company town.

Por José Maria da Silva (Zezinho), Coordenador Executivo do MEP-VR.

Colaboração: Amanda Mattos (acadêmica de direito – UFF, presidenta do CADOM-UFF, conselheira e ex-aluna do Pré Vestibular Cidadão), Luiz Henrique de Castro Silva (mestre em história, cofundador e professor no Pré Vestibular Cidadão e Ex-coordenador Geral do MEP-VR), Davi Souza (acadêmico de Direito – UFF – e conselheiro do MEP), Elisa Andrade Costa (mestra em literatura, professora no Pré Vestibular Cidadão – MEP – e na UGB-FERP), Wiliam Fernando Gomez (mestre em urbanismo, professor na UGB-FERP nos cursos de arquitetura e engenharia civil, simpatizante do Movimento), Pedro Paulo Vidal (acadêmico de direito – UFF, Conselheiro e ex-aluno do MEP) e Saulo Karol Silveira (bioquímico, físico, professor de biofísica no Pré-vestibular Cidadão e membro da Comissão de Saúde do Movimento).

Foto-mapa: Arquiteto Wiliam Fernando Gomez

Compartilhe:

1 comentário em “Volta Redonda: Cidade Universitária (Ensaio II)”

  1. Patrícia Luciene da Costa Teixeira

    Excelente texto!!!! Cuidadosamente escrito e mostrando com maestria de onde viemos e para onde queremos ir.
    Acredito que poderia ser interessante, agregando ainda mais valor ao que já foi informado, que representantes das instituições de ensino superior e/ou de alguns cursos específicos das mais variadas áreas pudessem falar um pouco mais sobre os oferecidos em nossa região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.