Na tarde de ontem, dia 06/06/2020, cerca de 30 pessoas participaram do “Tour Virtual” à antiga Pedreira da Voldac, local que poderá transformar-se em Unidade de Conservação denominada Monumento Natural.
Silvia Real, geóloga e da equipe Ambiental do MEP coordenou os trabalhos. Ao iniciar, Silvia, após saudar os presentes pediu licença aos presentes para fazer memória aos negros mortos no Brasil e no mundo.
Logo após apresentou os passos dados pela equipe em relação à proposta, formando em seguida à mesa de trabalho composta pelo Prof. Dr. Francisco Jácome Gurgel, da UniFOA, Prof. Dr. Fernando Pinto, biólogo, ambos ligados à equipe ambiental do MEP e Cinthia, acadêmica de arquitetura e urbanismo no UGB.
Nas exposições destacaram as evidencias que justificam a criação do Monumentos Natural, regulamentada pela Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, prismas e perspectivas arquitetônicas e urbanística da área, vídeos, mapas, fotos panorâmicas realizada por drone cedidas pelo Diego, aluno do UGB.
A sala transformou-se em um verdadeiro laboratório incorporando importantes elementos à construção do projeto em curso desde 2018. Gurgel, na sua apresentação abordou a legislação; Cinthia, futura arquiteta foi muito elogiada pela apresentação do anteprojeto arquitetônico para o Local; e, por fim, Fernando apresentou à pedreira na sua potencialidade, destacando a fauna e flora, o registro da maior coruja do Brasil, presente na área, o Jacurutu.
Foram 2 horas de diálogos altamente qualificado com a participação de cidadãos de diferentes áreas de conhecimentos.