Entre os dias 5 e 8 de setembro, de forma híbrida, o MEP-VR realizou a 3ª sondagem do ano, marcando o Bicentenário da Independência, objetivando conhecer a percepção dos moradores sobre questões sociopolíticas da cidade.
O resultado, em resumo, evidencia quatro percepções mais pontuadas pelos entrevistados, na seguinte ordem – poluição, transporte público (aspectos da mobilidade), saúde e emprego. Também revelou que 35,80% considera que a eleição pode provocar mudanças no cenário na cidade.
Para o coordenador-geral do MEP-VR, José Maria da Silva, o Zezinho, a consulta aos 320 moradores, homenageou o Bicentenário da Independência, em meio ao cenário eleitoral, e captura desafios importantes para os futuros eleitos no âmbito executivo e legislativo.
A coordenação do MEP-VR, em meio a divulgação da pesquisa, também discutirá a possibilidade de, tão logo anunciado os eleitos (deputados), com base na região, convidá-los para dialogar sobre as preocupações da comunidade sinalizadas na pesquisa. — A última experiência de encontro com eleitos, aconteceu logo após as eleições de 2018, na ocasião três dos cinco eleitos da região participaram —, informou Zezinho.
O ecologista Fernando Pinto, Diretor Ambiental do MEP-VR, diante do resultado da sondagem, ressaltou. — Os dados, sem dúvida, oferecem pontos relevantes para reflexão dos candidatos aos diferentes cargos, e também para o poder público local. A percepção da população dá a clara dimensão de pertencimento à cidade, quando faz o reconhecimento ao povo e sua história, o destaque para o shopping, o amor à cidade e outras percepções, que não deixam de lado às críticas quanto a poluição, problemas com o transporte público, a saúde, fatos que remetem às autoridades atentarem às percepções mais citadas (escritas diretamente) —, pontuou Fernando em sua análise.
A sondagem de 2019 registrou cinco pontos, em ordem, manutenção da cidade, saúde, meio ambiente, desemprego e transporte.
- Clique aqui para acessar a íntegra do resultado.
O MEP-VR desde o seu surgimento, em 1997, utiliza as sondagens populares como um dos meios de saber das pessoas e da comunidade como percebem as situações e temas sociopolíticos que envolvam a vida dos cidadãos.