Maurício Ruíz, secretário Municipal do Meio Ambiente de Volta Redonda, junto a Ana Carolina Monteiro, servidora responsável pelas áreas verdes da cidade, participaram de reunião online, hoje pela manhã, com o coletivo ambiental do projeto pedreira da Voldac.
A equipe ligada ao Movimento Ética na Política (MEP-VR) apresentou ao secretário a proposta de criação da Unidade de Conservação na categoria de Monumento Natural. Os trabalhos foram coordenados pela Silvia Real, geóloga e Fernando Pinto, biólogo.
Encaminhamentos:
No final da apresentação e debates, o secretário parabenizou o grupo de voluntários e solicitou o relatório técnico da justificativa de criação. Ele assumiu a responsabilidade de apresentar a proposta ao prefeito para o quanto antes chamar uma consulta pública de modo remoto com a população de Volta Redonda. Dado esses passos, seria criada a Unidade de Conservação via decreto municipal.
Os 20 participantes do encontro, consideram um avanço importantíssimo do trabalho que vem sendo desenvolvido desde final de 2018. Estiveram presentes ambientalistas, cientistas e estudantes de universidades e colégios técnicos (UGB, UFF, UFRJ, UniFOA, IFRJ, Colégio Estadual Rondônia, entre outras), além de moradores da região que contribuem desde o início no projeto.
Colaboração: Silvia Real.