Roda de Conversa Volta Redonda

Roda de conversa destaca a dimensão da biogeodiversidade em Volta Redonda

Pesquisadores das áreas de biologia, geografia e geologia participaram da roda de conversa sobre a biogeodiversidade de Volta Redonda, no sábado, dia 27, de forma virtual.

O evento foi organizado pela Equipe Ambiental do MEP, mediado por Silvia Real, teve a participação de Eduardo Mello, geógrafo e lrinéia da Glória, bióloga, ambos ligados ao grupo de estudos e pesquisa da UFRJ. Jadiel Teixeira, Secretário Municipal do Meio Ambiente também participou. Cerca de 40 pessoas acompanharam ativamente o evento.

Ao abrir o evento, Silvia Real destacou à importância das ciências e a ligação com a comunidade.

“Estamos dando sequência ao Projeto Pedreira da Voldac na criação do 1º Monumento Natural em VR, hoje fazendo um olhar mais amplo para Volta Redonda como um todo”, disse.

Inicialmente, o prof. Eduardo Mello traçou um panorama geral dos aspectos ligados à geodiversidade da cidade, demarcando os processos nas alterações relacionadas as estruturas naturais e as antrópicas (ação humana): ”

“Volta Redonda carrega características geomorfológicas singulares, a curva do rio Paraíba é uma marca, no processo histórico agressões, desde a agropecuária, as interações urbano e industrial fizeram resiliência e resistência no espaço geográfico. Há de se estudar e buscar a reparação”, destacou o professor.

lrinéia da Glória, moradora e estudiosa da região relatou os potenciais das biodiversidades local, enumerando as unidades de proteção já criadas, dando destaque à fauna e flora nesses espaços.

“Há uma riqueza a ser trabalhada, inclusive como força no processo de educação ambiental, enaltecendo a o educar de forma ativa e participativa da sociedade. O debate deve ser plural”, lembrou a pesquisadora, especialista em educação ambiental.

Na sequência Jadiel Teixeira, Secretário Municipal do Meio Ambiente, agradeceu, falou da importância do encontro e colocou-se à disposição:

“Fico feliz em estar com a profa. lrinéia , foi minha professora, também já estive rapidamente com o prof. Eduardo, quando da discussão do Vale dos Puris em Volta Redonda. Aproveito para informar que a PMVR está criando mais uma unidade de conservação, o Parque Volta Redonda.”

O novo Secretário finalizou destacando a importância do trabalho desenvolvido pelo movimento em conjunto com a sociedade:

“É um prazer pegar um projeto pronto, construído com a participação da sociedade na criação de outra unidade, tenho acompanhado pela imprensa. Comprometo-me, em menos de quinze dias agendar uma reunião com a equipe do MEP”, disse.

Debate e Indicadores

Sílvia Real, na mediação da roda durante uma hora garantiu o debate participativo, que nas conclusões sinalizou para novas ações e ampliação do Projeto Pedreira e estudos mais aprofundados sobre a ‘biogeodiversidade’ da cidade.

No evento, a coordenação dos trabalhos agradeceu os envolvimentos das diferentes instituições como UGB-FERP, UniFOA e Colégio Estadual Rondônia. Na finalização foi destacado o 1º TCC elaborado por Cinthia Ribeiro, da equipe MEP e aluna concluinte da graduação em arquitetura na UGB pelo projeto arquitetônico sobre a Pedreira da Voldac. Aprovada com louvor pela Banca dos professores do curso de urbanismo e arquitetura da UGB.

Encaminhamentos

  1. Aguardar a agenda com o Novo Secretário.
  2. Criação de “Repositório de dados científicos sobre ‘Biogeodiversidade’ de Volta Redonda”.
  3. Articular nova roda de conversa sobre tema socioambiental.

Colaboração: José Maria da Silva, Zezinho e Silvia Real.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *