Dia Mundial da Limpeza

Rio Paraíba do Sul recebe ação de voluntários no Dia Mundial da Limpeza

Hoje (18/09), celebra-se o Dia Mundial da Limpeza, e, em Volta Redonda, um grupo de ambientalistas se reuniram para realizar um mutirão de limpeza às margens do Rio Paraíba do Sul, próximo ao Fórum de Justiça de Volta Redonda. A atividade foi organizada pelos membros da Democracia Verde/VR, e contou com a participação de 20 pessoas que coletaram aproximadamente 20 sacolas de lixo.

“Quando nos reunimos numa atividade como essa, que ocorre no mundo inteiro, é uma oportunidade para mostrarmos para o poder público, a população, as autoridades, os que estão topo da cidade que a gente está unido e atentos, e a partir do local alertando para que não tenha lixo nos rios, que haja cuidado.”, comentou Marina Guião, selecionada para representar o Brasil, junto com um grupo de brasileiras(as), na Conferência Internacional do Clima no Reino Unido.

Ernesto Carriço, ex-repórter fotográfico do jornal O Dia, com larga experiência e envolvidos em projetos fotográficos no Brasil, acompanhou e registrou a limpeza da Beira Rio. — Vi a chamada via rede social, achei oportuno e interessante registrar o Dia Mundial da limpeza dos rios em Volta Redonda. —, disse Ernesto. 

“Contabilizamos cerca de 20 sacolas de lixo, boa parte com recicláveis durante as duas horas de trabalho, em um trajeto de 1km, entre o Fórum e a ponte D. Waldyr Calheiros.”, informou Rodrigo Beltrão, ambientalista e articulador da atividade socioambiental em Volta Redonda.

— Provocada por uma recente palestra no MEP-VR relacionada ao meio ambiente, hoje senti necessidade de participar da atividade e dar minha contribuição. Lamentavelmente encontramos muito lixo, isso é muito preocupante. Penso que, se o poder público tivesse um olhar mais afetuoso, daria para transformar este local em um espaço agradável, afinal é o caminho do Fórum, da UFF, do MPRJ, do bairro etc. — afirmou esperançosa Larissa Brandão, aluna do Pré-Vestibular Cidadão do MEP-VR.

PESQUISA SOBRE RIOS E CÓRREGOS

A pesquisa do MEP-VR sobre rios e córregos em Volta Redonda, iniciada na segunda-feira (13), segue aberta até sexta-feira (24). O objetivo é conhecer a percepção, o engajamento social e a atenção proativa na gestão territorial em relação ao conforto e saúde. Para participar da sondagem, clique aqui.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.