rio paraiba do sul

MEP-VR inicia sondagem socioambiental online sobre rios, córregos e lagos

O Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR), dentro dos seus objetivos sociopolíticos, iniciou a sondagem socioambiental online que visa a coleta de informações da sociedade sobre os corpos hídricos (rios, córregos, lagos e etc.) de Volta Redonda e região. A objetivo é conhecer a percepção, o engajamento social e a atenção proativa na gestão territorial em relação ao conforto e saúde.

Sabrina Arantes, acadêmica da área de engenharia ambiental (UNIFOA) e membra da equipe do MEP-VR, responsável pela operacionalidade da pesquisa, aposta que o tema provocará novos olhares frente ao cenário da maior crise hídrica do Brasil:

“O cenário da pior crise hídricas dos últimos tempos causada por uma série de condicionantes, como a diminuição da corrente de chuvas, o desmatamento, o aquecimento global, o desperdício de água e outros fatores, acredito proporcionarão novos olhares da população. Dessa forma, a percepção territorial da realidade hídrica, as proposições dos cidadãos(as) de Volta Redonda e região trarão importantes elementos para discussão e correções de rumos junto aos organismos governamentais e não governamentais”, sinalizou a futura engenheira ambiental.

A pesquisa que segue aberta até o dia 24 de setembro é orientativa e contém 10 perguntas. O participante não só apontará os desvios, mas também poderá sugerir correções. Estima-se 500 respostas para a pesquisa, com a participação das associações de bairros, mídias diversas, igrejas, universidades, ONGs, colégios e a diferentes coletivos.So

Fernando Pinto, doutor em ecologia, ressaltou a importância da participação e o envolvimento também dos jovens: — Vale ressaltar que o envolvimento da equipe no processo passou a ser coletivo. Nos alegramos com a garra da Sabrina Arantes, graduanda em engenharia ambiental, que poderá mais para frente pensar em apresentar o trabalho em seminários acadêmicos. Nesse sentido, o ll Seminário Socioambiental do MEP, a ser realizado no dia 2 de outubro, certamente já conterá extratos da inédita pesquisa hídrica. —, comentou Fernando Pinto, Diretor da Área Ambiental do MEP-VR.

Compartilhe:

1 comentário em “MEP-VR inicia sondagem socioambiental online sobre rios, córregos e lagos”

  1. Pingback: Rio Paraíba do Sul recebe ação de voluntários no Dia Mundial da Limpeza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.