Na aquiescência da Justiça Eleitoral, o Movimento Ética na Política (MEP) junto com outros segmentos sociais realizou ontem a 1ª rodada do Painel Eleitoral com pré-candidatos à Prefeitura de Volta Redonda. A equipe do MEP, organizou um protocolo para garantir ‘isonomia’ aos participantes, cf. recomendação do TRE.
Na bancada online de ontem, na ordem de sorteio prévio, a Profa. Juliana Pereira(PSOL) e Dr. Alex Martins (PSB). O pré-candidato Alexandre Habibe (PCdoB) sorteado para o dia justificou ausência.
“O pré-candidato Habibe pede para justiçar a sua ausência, amanhã (13), no debate. Ele estará a trabalho entre as cidades de Matozinhos e Sete Lagoas, interior de Minas, às 15h e pediu para eu justificar e pedir desculpas, tanto para MEP, como também a Juliana e ao Alex. Habibe entrará em contato com assim que retornar.” Informou a jornalista Beth Resende.
A Justiça Eleitoral encaminhou notificação ao MEP alertando quanto ao cumprimento da legislação eleitoral, fato exaltado no início dos trabalhos. Dr. Marcelo Costa Pereira, Juiz Eleitoral, na véspera do Painel encaminhou um despacho via e-mail para o MEP:
“Assim, encaminhe-se notificação por e-mail ao Movimento Ética na Política para que reforce aos participantes e os advirta sobre a proibição estabelecida pelo já citado art 36-A, caput, da Lei 9504/97: Os participantes podem fazer menção à pretensa candidatura, exaltar suas qualidades pessoais, inclusive com a exposição de plataformas e projetos políticos, mas de forma alguma poderão fazer manifestações que envolvam pedido explícito de voto, sob pena de se configurar propaganda eleitoral antecipada. Dê-se ciência ao MPE.”.
A 2ª. Rodada do Painel será dia 20 de agosto, às 15h, participam os pré-candidatos, na ordem do sorteio, Benevenuto Santos (Avante), Cida Diogo (PT) e Antônio Francisco Neto (DEM). O painel de ontem está disponível na página do MEP no Facebook.