painel conselho tutelar

MEP-VR promove encontro com candidatos a conselheiro tutelar em Volta Redonda

O Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR) promoveu, no último sábado (23), um painel com candidatos ao cargo de conselheiro tutelar em Volta Redonda. O painel teve a anuência do Ministério Público Estadual e contou com a presença do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA.

Dos 23 candidatos convidados, apenas 11 confirmaram presença, e apenas seis compareceram ao evento, sendo eles: Bianca de Almeida Costa, Karoliny Ferreira Machado Campos, Letícia das Dôres Bento Cândido, Lígia da Silva Penha Pereira, Leandro Fernandes e Silva e Rodrigo Pereira Mendes.

A mesa mediadora contou com a participação de José Maria, coordenador-geral do MEP-VR, Érique Barcellos, vice-coordenador-geral, Ana Clara Araújo, do CMDCA, Joan Myrrah e Pedro Paulo, ambos do Pré-Vestibular Cidadão, além da estudante Gabriela de Medeiros.

Durante uma hora e meia, os candidatos puderam apresentar suas propostas e preocupações para com o cuidado com as crianças e adolescentes. O evento também incluiu a apresentação dos resultados de uma pesquisa realizada pelo MEP-VR sobre a percepção da sociedade em relação à credibilidade das instituições. Os temas mais evidenciados foram preconceito racial e religioso; a dignidade das crianças e adolescentes em qualquer contexto; formação continuada e presença dos conselheiros nas comunidades e instituições.

O encontro, realizado em parceria com a TV Universitária de Volta Redonda vinculada à UFF, foi gravado e será disponibilizado para os participantes, a sociedade e diversas mídias no canal do YouTube após edição. — Estou muito feliz com a parceria com a TVR, com o apoio do professor-orientador, de dar visibilidade ao importante momento democrático. Foi muito bom! —, informou Maria Paula Galucci, bolsista da Universidade UFF. O cinegrafista Iago de Souza, também bolsista da UFF, capturou as imagens.

A eleição de conselheiros tutelares está marcada para o próximo domingo (1º) em todo o país. Foi sugerido um encontro futuro com os candidatos, inclusive aqueles que não forem eleitos. “Dar seguimento ao processo de diálogo com os movimentos e instituições é fundamental”, afirmou José Maria da Silva, coordenador-geral do MEP-VR.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *