circuito urbano 2021

MEP-VR é selecionado para evento internacional ambiental do IV Circuito Urbano (ONU-HABITAT)

O trabalho do MEP-VR, com o tema “Volta Redonda: da dureza do aço à resiliência ambiental”, foi aprovado para integrar o IV Circuito Urbano 2021 (ONU-HABITAT), da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26). O Seminário Ambiental do MEP-VR, que contará com acompanhamento de representantes da ONU, tem previsão para ser transmitido no dia 2 de outubro.

— A proposta do MEP-VR, faz parte dos 178 trabalhos aprovados, com foco em temas relacionados ao desenvolvimento urbano sustentável. Na seleção, indivíduos e instituições submeteram propostas de eventos alinhados à temática Cidades na linha de frente da Ação Climática. Em nossa proposta, o lugar de fala é para o(a) trabalhador(a) de resíduos recicláveis e compostagem, e especialistas das áreas de história, de arquitetura e urbanismos, das ciências biológicas e ecológicas, ainda engenharia, farão parte da mesa de trabalho. — explicou Fernando, Diretor da equipe ambiental e articulador da proposição.

SOBRE O CIRCUITO URBANO (ONU-Habitat)

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) estabeleceu-se em 1978, como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I). O ONU-Habitat participa ativamente das agendas globais, como a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, estruturada em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo responsável principalmente pelo ODS 11, que busca “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”, estando presente no Brasil há mais de 20 anos, atuando em projetos relacionados a diversos temas urbanos em cidades de todo o país.

“A garra e determinação do professor Fernando, foi um ponto fora da curva. O seu modo habilidoso e eficiente de articular o tema às ações socioambientais do MEP-VR e parceiros, bem como ao fato de colocar na sala pessoas de diferentes saberes e experiências. Nossa gratidão.”, enalteceu Zezinho.

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA DOS RIOS E PRAIAS.

No próximo sábado, dia 18, com concentração às 9h em frente ao Fórum de Volta Redonda, acontecerá uma atividade de limpeza no Rio Paraíba do Sul, marcando o Dia Mundial da Limpeza de rios e praias. O MEP-VR, convidado, estará presente, acompanhado de Marina Guião, que está representando Volta Redonda na 16ª Conferência do Clima.

O dia da limpeza de rios e praias foi criado em 1986 pela organização Norte-Americana Ocean Conservancy. Foi o primeiro movimento organizado no mundo a realizar campanhas de limpeza em cidades costeiras, envolvendo comunidades inteiras, que ajudaram a produzir algumas das primeiras pesquisas e relatórios sobre poluição nas praias e seus ambientes associados.

Compartilhe:

2 comentários em “MEP-VR é selecionado para evento internacional ambiental do IV Circuito Urbano (ONU-HABITAT)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.