Experiencias e Lutas por Direitos Humanos no Sul Fluminense

Livro do Observatório de DH’s vinculado à UFF registra experiências do MEP

Livro em formato E-book, lançado dia 11 de forma virtual pelo Observatório de Direitos Humanos do Sul Fluminense ligado à UFF-Campus Aterrado, consta o inédito artigo acadêmico do MEP. É o primeiro livro do Observatório, com título “Experiências e Lutas por Direitos Humanos no Sul Fluminense“, e contempla artigo sobre experiências socioeducacionais e socioambientais do MEP.

No lançamento era visível a emoção dos professores e extensionitas da UFF, também dos representantes das entidades sociais parceiras do projeto de extensão da universidade.

“A live é uma celebração e demarcação desta como um instrumento que pode e deve ser utilizada a fim de fortalecer a história local e colocar em evidência todo o trabalho que vêm sendo feito pelo Observatório de Direitos Humanos do Sul Fluminense e também a partir dele.”, registrou a Profa. Dra, Alejandra Estevez, da equipe editorial do livro.

As autoras do artigo acadêmico do MEP, Ana Paula Vasconcelos (doutora em sociologia-UFRJ), Elisa Andrade Costa (mestra em literatura-UFRJ), Luísa Ferreira Viana (graduanda em Letras -CEDERJ), Gabriella Teixeira (graduanda em geologia-UFES) e Silvia Real (mestra em geociências-UNEP), todas voluntárias no MEP, acompanharam o evento.

Ana Vasconcelos, participou diretamente do lançamento na live representando o Movimento. “O livro se torna muito importante para estreitar a relação com a universidade, e reafirma o quanto a extensão é importante. A universidade não pode ficar encastelada em sua cátedra, e sim doa-se à sociedade. Nosso artigo conseguiu juntar a história de todas as sondagens do movimento, focadas nos DHs. Agora temos registrado toda história que MEP já faz como ‘método de escuta e ação’ há tanto tempo. Fato importante para historiografia. E, claro, a capacidade do Movimento se reinventar na sua militância sociopolítica.”, disse a socióloga.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *