Fim semana de sensibilizacao

Historiadores fecham a semana de sensibilização do Pré-Vestibular Cidadão

Ontem, dia 7, o professor Anderson Couto, coordenador do grupo de ciências humanas do Pré-Vestibular Cidadão, de forma brilhante, ladeado dos colegas historiadores fechou a semana de sensibilização iniciada no dia 3, no MEP.

Os professores de história Gilberto Neto, Herlaine Carvalho, Geórgia Gonçalves e Érique Barcellos, da área de sociologia, participaram da roda de conversa sobre o tema “Povos originários e as resistências.” 

De forma muito precisa os professores dialogaram sobre importantes questões como: Os caminhos equivocados que levaram os invasores a grifar o termo ‘índios’ e depois silvícolas. As etnias predominantes e o massacre do povo ao longo da 5 séculos. O eurocentrismo e a negação cultural do povo. A resistência e as conquistas na constituição do Brasil, em 1988. Os recentes vetos do governo Federal às normas de salvaguardas e cuidados ao povo originário diante da pandemia Covid- 19. O papel das organizações e instituições na defesa do povo.

Na sequência das abordagens, boa parte dos 40 alunos reagiram positivamente e também comentaram o encerramento da semana especial.

“Achei a semana enriquecedora. Valeu cada minuto, estou refletindo sobre os assuntos do começo da semana até agora. Vou demorar para superar as falas de hoje. Agradeço a todos pela oportunidade!”, comentou Larissa, aluna.

“Eu amei muito a semana e me fez refletir demais! Estou muito animada para as próximas aulas.”, afirmou Marcele, aluna. 

“Achamos a semana muito produtiva e importante. Cada dia um tema mais interessante que o outro. Parabéns!”, disseram Anny e Maria Eduarda.

E, de forma poética, Luísa Ferreira, professora de linguagem apresentou uma bela poesia de uma escritora Puri. Anderson, na finalização agradeceu e cumprimentou a participação de todos(as).

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *