Heylael Gilberto Gil

Gilberto Gil e Helayël-Neto encantam estudantes e professores do Pré-Vestibular Cidadão

Ontem, durante o período aula virtual do Pré-Vestibular Cidadão (PVC), encantos e novos tons como parte do processo freiriano de ensinar e aprender no MEP, “Arte e Ciência: Diálogo entre física e música” foi tema oferecido pela Rede de Ciência e Arte. O Prof. Dr. José Abdala Helayël-Neto, físico, cientista do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) e voluntário no MEP desde 2004, e Gilberto Gil, cantor e ex-Ministro da Cultura, foram os astros da noite de conhecimento. O evento mediado por pesquisadoras da UERJ e FIOCRUZ.

Na live aberta transmitida no Canal da Rede, mais de 500 pessoas manifestaram-se durante as falas dos dois potentes personagens. Gilberto Gil, na sua fala suave e instigante reporta sua infância e seu encanto no querer saber das coisas.

“O modo de verbalizar na minha pequena capacidade falar, algo vindo lá na minha infância já instigava-me a saber das tecnologias. O conhecimento nos impulsiona, nos permite voar sobre os abismos, sem nos despedaçarmos. A distribuição do conhecimento e das riquezas são importantíssimos!”, disse Gil, em dos momentos de sua fala.

Helayël, físico e também amante da música, na serenidade e firmeza, em perfeita sintonia com Gil, na sua fala pinçou vários ‘quantos’, referindo-se a música ‘Quanta’, de Gilberto. — “Há uma sincronia entre a arte, a música e a física, caminham juntas. A arte é irmã da ciência. O compartilhamento do conhecimento é urgente no Brasil. A nação é a cultura, na diversidade étnica e cultural quem faz isto deve ser os artistas os professores, e não as armas.” —, ressaltou  Helayël.

ESTUDANTES REAGIRAM

Os estudantes do MEP elogiaram a articulação do MEP. — “Realmente foi muito produtivo. Como músico que sou, me identifiquei muito com o depoimento de ambos. Sensacional!” —, disse Alberto.

“Um prazer ter contemplado as palavras de Gil e Helayel. Roda de conversa sábia e repleta de conhecimento a ser absorvido. Muito bom.”, comentou Tainá.

Compartilhe:

1 comentário em “Gilberto Gil e Helayël-Neto encantam estudantes e professores do Pré-Vestibular Cidadão”

  1. Alexander Alves de Oliveira

    O MEP faz esse trabalho espetacular e modelo para todo mundo eu diria sem medo de exagerar, os frutos são colhidos ano a ano, seja na aprovação de alunos, seja no aumento do intelecto de seus ‘pré-discentes’ universitários. Parabéns pelo evento engrandecendo ainda mais o vestibular cidadão e solidário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *