Congresso UNIVAP MEP

Experiências do Pré-Vestibular do MEP será apresentado em seminário internacional

Ao longo de mais de vinte anos de atuação, no que tange às ações políticas, direitos humanos, meio ambiente e, em especial, educação popular, o MEP vem suscitando nos acadêmicos importantes estudos de monografias de conclusão de cursos, dissertações de mestrado, artigos científicos e referentes matérias em jornais sobre suas experiências.

A mais recente novidade foi a aprovação da experiência do Pré-Vestibular Cidadão (PVC), programa do Movimento, criado para contribuir com a formação acadêmica e cidadã, que terá trabalho a ser apresentado no Congresso da UNIVAP. O estudo será apresentado de forma on-line dia 22/10, com título – “Pré Vestibular Cidadão em Volta Redonda: entre a escuta e o ‘educar com’ em tempo de pandemia”.

Marcele Lopes, coautora do trabalho, relata:

“O relato descreve a experiência diferenciada em dois semestres letivos da ‘Escola MEP’ com cerca de 100 alunos e êxito, principalmente no que tange à atuação dos educadores no espaço comunitário em que atuam, pautando a atividade voluntariada de diversos profissionais da educação na escuta e no “educar com” – uma proposta de educação partilhada e participativa, na linha dos fundamentos de Paulo Freire. ”, disse Marcele, mestre em educação.

Além de Marcele Lopes, o trabalho foi elaborado juntamente com Davi de Souza Paulino, Pedro Paulo Vidal, ex-alunos do MEP e Karina Avelar da Silva, assistente social e Nirlene Tepedino Pirassol, pedagoga, educadores voluntários no MEP.

“Sem dúvida, ao completar 20 ininterruptos anos de oferta de ensino popular, o PVC, na limitação da pandemia da COVID-19, desafiado vem construindo novo modo de educar a partir da escuta e do diálogo, que envolve alunos e professores, um marco na atuação popular do MEP diante do cenário tão incerto para educadores e educandos”, comentou Nirlene Tepedino.

Agradecimento especial à equipe que organizou o trabalho e também aos 20 professores que em sala de aula e em reuniões on-line ofereceram dados e relatos de experiências que possibilitaram a organização do singular trabalho acadêmico.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *