especial 25 anos

Especial 25 anos do MEP-VR: a trajetória de um Movimento ímpar no Sul Fluminense

O Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR) surgiu a partir da busca de coerência e propósitos nas relações interpessoais e interinstitucionais em meados da década de 1990, em Volta Redonda com um grupo de pessoas motivadas pelas lutas sociais desencadeadas a partir do processo de redemocratização do Brasil e o surgimento de iniciativas de cunho cidadão.

Nesse sentido, em nível nacional, o movimento nacional pela ética na política, a ‘ética do cuidado’, o combate à fome e à miséria, capitaneado por Herbert de Souza, o Betinho e a defesa do aperfeiçoamento democrático e, em nível local, a atuação do Comitê Municipal Constituinte de Volta Redonda (1985 a 1989) e, na sequência, as articulações junto à 1ª Gestão do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, foram referências importantes que motivaram a criação do Movimento Ética na Política, em Volta Redonda (MEP-VR).

Confira no documento elaborado pelos colaboradores do MEP-VR a história do Movimento, momentos históricos e sua influência no cenário local.

Na foto, a 1ª reunião do MEP-VR em 22/01/1997 [Arquivo MEP-VR].

Compartilhe:

2 comentários em “Especial 25 anos do MEP-VR: a trajetória de um Movimento ímpar no Sul Fluminense”

  1. Gratidão pela doação de cada um, cada uma presente e passado…. Davi, você sempre tão atento e didicado, como muitos, quero agradecer-lhe pela sua generosidade e dedicação ao MEP. Saiba, você junto com Amanda, Pedro, Luiz, Vitória, Gabriela… faz parte da 3a fase do Movimento. Parabéns! ET. A foto fpo captada do JD impresso a época preto e branco.

    1. Quanta alegria em acompanhar o projeto tornando-se um organismo tão vivo, preenchendo as lacunas sociais e disseminando o “Esperançar”.
      Celebremos a jornada e o impacto positivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.