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Escuta aos estudantes do Pré-Vestibular Cidadão provoca novidades na educação

Na linha Freireana do educar com, a coordenação de ensino do MEP-VR realizou uma pesquisa avaliativa do 1º bimestre de aula no Pré-Vestibular Cidadão do Movimento. A pesquisa foi realizada nos dois núcleos de ensino do Movimento – Niterói e Retiro, nos dias 26 a 29 de abril e contou com a participação de 85% dos 67 alunos matriculados.

“A escuta fez surgir novidades no ato de ensinar e aprender. O ensino remoto durante dois anos, por causa da pandemia, provocou-nos a buscar dados da nossa realidade escolar, ouvindo os estudantes.”, Comentou Nirlene Pirassol, coordenadora pedagógica do PVC.

Nas respostas e sugestões, temas relacionados ao espaço educacional do MEP-VR apareceram questões relacionadas à metodologia de ensino, comportamento em sala de aula, autoavaliação, relação estudantes – estudantes e professores, aspectos relacionados à educação fora da sala e temas da atualidade.

O professor Paulo Ricardo Cardoso, coordenador da área de exatas no Pré-Vestibular destacou alguns aspectos da pesquisa. — Destaco entre os pontos relacionados a autoavaliação de desempenho com autocrítica, a sugestão de fazermos reuniões entre estudantes e professores para debatermos o andamento do ensino, por fim a aprovação de movimentações extra classe em novos ambientes —, destacou o professor.

SÍNTESE RESUMIDA DA PESQUISA

No quesito acolhimento no espaço do MEP-VR, 97% manifestaram serem muito bem acolhidos. Na relação de estudantes com estudantes, 54% afirmaram terem boa relação. Contudo, outros 37% reclamaram das conversas paralelas durante as aulas. Já relação professores-estudantes, 73% consideraram ótima e 10% apontaram dificuldades de compreensão das matérias, e que alguns aceleram as matérias.

Quanto às atividades extraclasse, trabalhos multidisciplinares, 97% aprovaram como positiva para adquirirem mais conhecimento. A autoavaliação apontou como bom e regular, respectivamente 49% e 35%.

No escopo da pesquisa listaram sugestões como: reuniões entre professores e alunos, instalar na Escola MEP lixeira seletiva, sair das ‘aulas padrões’, realizar dinâmicas para maior integração entre os estudantes, foram sugeridos.

No próximo dia 28 de maio, a coordenação educacional agendou encontro com os professores dos dois núcleos de ensino do Movimento.

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