Reuniao MEP PVC 2021

Educadores do MEP definem início do ano letivo do Pré-Vestibular Cidadão

Na tarde de sábado (6/2), 20 educadores do MEP deram início ao ano letivo do Pré-Vestibular Cidadão com encontro virtual. Amanda Mattos, conselheira do Movimento, apresentou os objetivos do encontro ao saudar os participantes “Agradeço e cumprimento a todos(as) presentes, e juntos de forma objetiva cumpriremos a agenda focada na estruturação e arranjos para que os trabalhos do Pré-Vestibular Cidadão inicie com força total, apesar da pandemia”, disse Amanda, ex-aluna do MEP (2017) ao abrir a sala.

Na sequência passou à palavra à Nirlene Tepedino Pirassol, coordenadora da equipe pedagógica. “Dá uma boa sensação muito boa de ver tanta gente presente e envolvida no processo de educação libertadora, sei que o ideal seria estamos juntos presencialmente. Tenho certeza, mesmo desta forma, com esperança, abertos aos outros, na escura e de coração nosso encontro será proveitoso”, disse a pedagoga ao saudar os professores.

ESCUTA AOS ESTUDANTES
Na linha da valorização do processo ensino aprendizado com os alunos, Amanda convidou Bruno da Cruz, ex-aluno em 2020, para apresenta a inédita experiência de escuta feita a partir dos próprios alunos da ‘Escola MEP’:

“O ano 2020 foi extremamente estressante, e nós alunos resolvem avaliar a partir de nós mesmo a relação alunos-professores, mesmo de forma virtual. A motivação, desafios e positividade da escola, marcaram a gente. O buscar compreender o outro, desenvolver a empatia, olhar mais nos olhos das pessoas, criar a aproximação de quem está longe, construir pequenas coisas juntos fizeram aguçar nossos sonhos.”, declarou Bruno ao final de sua exposição.

ESTRUTURA INTEGRADA DO MEP
Davi Souza e Pedro Paulo Vidal, da equipe de TI no movimento, apresentaram o sistema de organização do Movimento com seus fluxos integrados nos diferentes programas que o integram. “A apresentação do formato estrutural do MEP e suas dinâmicas vai ajudar na compreensão e maior integração nos trabalhos”, disse Pedro ao encerrar a apresentação do organograma funcional do MEP, corroborada pelo Davi Souza que, na sequência, mostrou o novo sistema de manutenção financeira do Movimento. Os professores reagiram positivamente elogiando o trabalho da equipe. “Estamos juntos com Amanda atualizando o estatuto e brevemente apresentaremos para aprovação.”, complementou Davi.

AULAS REMOTAS E INSCRIÇÕES PARA O PRÉ-VESTIBULAR
Os professores, após algumas considerações sobre e cenário político-pandêmico e os seus efeitos catastróficos sobre o povo, ouviram da professora Marcele Lopes os indicadores elencados pela equipe pedagógica em relação ao ano letivo 2021.

“A equipe pedagógica elencou alguns indicadores para o início das inscrições – semana de acolhida e sensibilização dos alunos do Pré-Vestibular Cidadão. As inscrições iniciam dia 22/2, modo online, com a contribuição de 15 reais para inscrições e 10 reais por mês para os custos operacionais. A semana de sensibilização, junto com as aulas, têm início dia 8 de março”, expôs Marcele, membra da equipe pedagógica.

O coordenador temático de exatas, Paulo Ricardo lembrou que “a recomendação é que os coordenadores temáticos montem o quadro de horário de forma multidisciplinar”. A equipe de TI organizará o sistema de inscrições para 120 alunos e o treinamento para aulas via plataforma.

Serão ofertadas 140 vagas para o primeiro semestre de 2021, com aulas totalmente on-line.

Ao final da reunião, foram dados informes sobre as demandas do MEP e o convite aos professores para estarem atentos e opinarem sobre os diferentes temas, como questão da FEVRE, vacina para os professores, pesquisa socioambiental do MEP, seminário ecológico (março), inclusive o processo de indicação da MULHER DESTAQUE DO MEP-2020, entre outros temas.

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