Betinho MEP

Dia do voluntariado, 28 de agosto, é lembrado pelo MEP

Celebramos amanhã (28), o Dia Nacional do Voluntariado, criado em 1985. Oportunidade para fazermos memórias e referenciarmos pessoas, como Herbert de Souza, o Betinho que, na década de 1990, fez uma ‘revolução no ato de doar-se’. Vale lembrar que, historicamente, no Brasil, o trabalho voluntariado sempre se fez presente.

Betinho, com a sua humanidade ética e o seu potencial articulador, concretizou a campanha contra a fome – ‘cada um faz a sua parte’. O movimento cresceu e teve adesão fantástica, somado ao fato que fez, na sequência, culminar o ‘movimento nacional pela ética na política’.

O Movimento Ética na Política em Volta Redonda, entre o final do ano de 1996, início de 1997, na esteira da provocação suscitada por Betinho, e também da Campanha da Fraternidade da CNBB, nasce focado em nas ações de incentivo à ‘ética do cuidado’ para com o erário público.

O MEP vem de público, diante de um cenário brasileiro sombrio e repleto de manipulações e incertezas, porém marcado por sinais que nos levam a acreditar em um país melhor. Basta ver a solidariedade diante da pandemia.

Em meio a esse cenário, agradecemos aos 80 voluntários(as) ligados ao Movimento, que não medem esforços no ato de doarem-se. Os programas do Movimento, ligados à política, à educação e ao meio ambiente, já somaram ao longo de 23 anos, centenas de benefícios que proporcionaram o ressarcimento de dinheiro público, centenas de encaminhamentos sociais (inclusão dos pobres), participação em inúmeras campanhas pela ética, reparações socioambientais, defesa dos Direitos Humanos, inclusão de pessoas às universidades, centenas de ações socioambientais, dentre outras. A alavanca voluntária, em muitos casos, obriga o Estado a cumprir o seu papel e implementar as experiências.

Há, também, a lembrança de tantos voluntários que já fizeram sua ‘travessia’ e daqueles incógnitos que passam a vida fazendo o bem. Aos amigos do MEP, gratidão pela presença ativa e solidária. Vocês são sinais de múltiplas possibilidades na vida das pessoas e do ambiente. Muito obrigado! Não parem!

Colaboração: José Maria da Silva, Zezinho.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *