Reunião Virtual da Equipe Pedagogica do MEP

Coordenação do MEP aprova sondagem socioeducacional

A equipe pedagógica do Movimento Ética na Política (MEP) realizou uma reunião online ontem, dia 16/05/2020, após sessenta dias sem aulas presenciais no Pré-Vestibular Cidadão (PVC). A atividade provocada pelos professores Paulo Ricardo, equipe PVC-Niterói, e Juliana Resende, equipe PVC Retiro, contou com presença de mais oito educadores, com a coordenação da prof. Nirlene Pirassol, pedagoga.

Inicialmente, os presentes, de forma fraterna, saudaram-se e também falaram o quanto o isolamento social e a crise política têm ‘mexido’ com cada um, inclusive alguns com problemas sérios de saúde na família. Na sequência, com participação ativa de todos, tiveram como foco o cenário da educação no MEP, no contexto do ‘Brasil pandêmico’.

Nas falas, a atenção à realidade dos alunos do Pré-Vestibular Cidadão: 1) foram ressaltadas as múltiplas dificuldades socioeducacionais presentes na maioria dos alunos; 2) a crescente desigualdade social e o adoecimento da população, também emocionalmente provocados pelo desgoverno; 3) o reconhecimento à dedicação e esforço dos educadores na oferta de aulas remotas, sem pressão ou imposição; 4) analise da participação das aulas no modo remoto, considerando os meses de abril e maio com respetivamente, 40% e 25% de participação e debate sobre o necessário adiamento do ENEM.

Encaminhamento

  1. Realizar sondagem junto aos alunos – saber da realidade e que caminhos apontam em relação às aulas remotas e o ENEM;
  2. promover ‘encontro de escuta’ com todos os professores do Pré Vestibular;
  3. realizar ‘encontrão’ com os estudantes, no formato live, zoom ou outra plataforma;
  4. e sugerir: mesclar aulas com escuta e conteúdos aos educadores (na ref. nivelamento nas diferentes áreas.)

Nirlene Pirassol, pedagoga no Pré-Vestibular Cidadão do MEP, disse após o encontro:

“Momento rico de escuta, de acolhida das preocupações dos colegas e de olhares atentos para os alunos. Muito oportuno, estávamos precisando!”

Colaboração: Abigail Ribeiro e Juliana Resende, ambas professoras no PVC.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.