jacurutu

Biólogo celebra o aniversário de registro da “coruja gigante” na Pedreira de Voldac em VR

Neste domingo (04), o biólogo Fernando Pinto celebra o aniversário de registro da ‘coruja gigante’ (Jacurutu – Bubo virginianus) na Pedreira da Voldac, em Volta Redonda.

A descoberta foi registrada no mesmo dia no wikiaves, espaço para registro inédito de aves do planeta. Fernando, que é biólogo com doutorado em aves e ligado à equipe ambiental do MEP, conta como foi a o registro da espécie Jacurutu, no dia 04 de outubro de 2019.

“Seus olhos brilhavam e os clicks da máquina fotográfica não paravam. Fico feliz de ter feito o registro a um ano atrás na região. Isso é um indicativo de que ele encontrou ali um refúgio, que tem alimento, segurança e abrigo. É bom salientar que não é uma espécie não muito comum aqui no Rio de Janeiro. É um animal predador, topo de cadeia, que precisa de caçar. Essa é uma espécie que a gente classifica como bioindicadora, ela é um sentinela ambiental, a presença dela indica que o local está equilibrado” explicou e comemorou o biólogo.

Fernando destaca também a importância da preservação ambiental em áreas urbanas.

“Por mais que a gente ache que estamos em uma região de muita urbanização, que não tem potencial ecológico, isso prova que dentro das cidades existem áreas importantes de serem preservadas e que fazendo isso vamos preservar a qualidade de vida da população do entorno” lembrou.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *