Plenaria Monumento Natural MEP

Ambientalistas lançam proposta de criação de Monumento Natural em VR

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, ambientalistas ligados ao MEP lançam hoje a proposta de criação do 1º Monumento Natural em Volta Redonda. Em tempos de isolamento, o grupo se reuniu de forma virtual, e decidiu marcar a data cívico-ambiental para lançar a proposta.

A nova Unidade de Conservação, localizada na antiga Pedreira da Voldac, é um espaço público majestoso que guarda potencialidades, mas está atualmente abandonado. O olhar da equipe tem na referência os aspectos de proteção, ciência, educação, lazer e cultura para os espaço.

O coletivo vem desde 2018 discutindo com a sociedade civil e científica, e também com o poder público municipal, uma proposta de recuperação e proteção da área – desapropriada pelo município em 2008.

A pedreira desativada na década de 1980, compreende um paredão de rochoso de cerca de 75 metros de altura, e a área total do terreno é de 137 mil m², aproximadamente. O local possui fauna e flora diversa, está localizado próximo a uma mina de água, e é acessado por uma trilha a pé.

Na plenária online a equipe ambiental multidisciplinar informou sobre os estudos de campo e dados preliminares que garantem a criação do 1º MONUMENTO NATURAL em Volta Redonda.

Este tipo de Unidade de Conservação é criado através lei e/ou decreto municipal. A sociedade pode participar ativamente do processo, e o órgão público deve providenciar estudos técnicos e demais procedimentos para criação da unidade.

No dia 06 de junho (sábado) às 16h será realizada uma ‘visita virtual’ ao majestoso local através de vídeos e fotos.

Acompanhe mais notícias da equipe em:
Página do MEP: https://www.facebook.com/MEPVR/
Instagram do MEP: https://www.instagram.com/mep.vr/
Instagram da Equipe Monumento Natural: https://www.instagram.com/monumentonaturalvr/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *