uff vr

Volta Redonda: Cidade Universitária (Ensaio I)

Volta Redonda, em especial a partir do novo milênio com a chegada da Universidade Federal Fluminense (UFF)Campus Aterrado (2006), somando aos Centros Universitários, Faculdades e Institutos já consolidados na cidade, alçou definitivamente a referência de ‘Cidade Universitária’. A considerar que Volta Redonda, marcada pelo seu histórico potencial industrial, vê-se agora impactada pelos múltiplos setores de serviços, tendo a área educacional com destaque.

O olhar e reflexão do MEP para tal realidade foi provocado pelo professor Waldyr Bedê, ao indagar: – “Por um acaso, o MEP tem alguma pesquisa que indica que Volta Redonda é quase uma cidade Universitária?”. O fato levou-nos a pensar. O MEP, embora não tenha dados agrupados cientificamente, ficou provocado a observar e escutar dos moradores, membros da comunidade acadêmica, residentes ou não em Volta Redonda, agentes políticos, proprietários ou gerentes de empresas que se instalam na cidade em função dos campus, entre outros elementos que evidenciam que Volta Redonda, sem perder a sua identidade original, inaugura no marco do seu sexagenário, um novo momento na estrutura de cidade.

Por José Maria da Silva (Zezinho), Direção Executiva do MEP-VR.

Colaboração: Prof. Waldyr Bedê (Rede Municipal de Volta Redonda), Prof. Dr. Paulo Célio Soares (UGB-FERP), Prof. Dr. Raphael Jonathas da Costa Lima (UFF), Advogado Luiz Gustavo Cavalcanti de Araújo (Conselheiro do MEP), Prof. Lincoln Botelho, Arquiteto (UGB-FERP), Prof. Dr. Júlio Cesar Andrade de Abreu (Diretor do ICHS/UFF), Profa. Dra. Alejandra Luísa Magalhães Estevez (UFF), Profa. Elisa Andrade Costa (Pré-Vestibular Cidadão do MEP e UGB-FERP) e Davi de Souza Paulino (acadêmico de Direito – UFF – e conselheiro do MEP).

Foto: Arquivo MEP-VR.

Compartilhe:

1 comentário em “Volta Redonda: Cidade Universitária (Ensaio I)”

  1. Pingback: Volta Redonda: Cidade Universitária (Ensaio II)

Comentários encerrados.