Encontro MEP Povos Originarios

Roda de conversa no MEP sobre povos indígenas de VR causa surpresas aos participantes

A Equipe Ambiental do MEP realizou neste sábado (22), via plataforma digital, uma roda de conversa sobre a presença dos povos originários em Volta Redonda: hoje e ontem. Na mesa de trabalho, Sílvia Real, coordenadora da equipe ambiental do Movimento e os pesquisadores Marcelo Sant’Ana Lemos, mestre em História, pesquisador sobre a temática indígena fluminense e Ligia Soares, economista e docente da UFF – Campus Aterrado.

Na fala do prof. Marcelo um ‘passeio’ histórico na região do Estado Rio de Janeiro, região onde diferentes etnias estavam desde 1500:

“A cultura europeia sempre tratou os povos originários como inimigos, incapazes, e isto impregnou-se de tal forma que temos que desconstruir tudo isto com a educação”, alertou Lemos ao iniciar sua fala.

O pesquisador com mapas e dados inéditos recheados de historicidade das diferentes etnias, destacou os povos que viveram e vivem em Volta Redonda e região.

“Para que tenham ideia, no senso do IBGE de 1990, 500 pessoas consideravam-se povo indígena em Volta Redonda, já em 2010, passou para 171. Fatos assim evidenciam a ‘autofagia’, o não reconhecimento, a negação da existência provocada pelo modelo cultural imposto, pelo sistema, pelo invasor”.

A Prof. Ligia Soares, por sua vez, como comentarista na linha proposta pelo tema, fez um olhar sobre o aspecto socioeconômico na variante estrutural de dominação:

“O modelo econômico agro-exportador que ‘rouba’ território e agride e subjulga os povos originários, mais tarde no processo industrialização, são duas marcas que consolidam um projeto da elite, com o ‘projeto de estado’ que elimina e desconhece as capacidades dos povos indígenas e das comunidades tradicionais. Há necessidade de reparação desse dano, e é através de lutas, movimentações e solidariedade aos povos que construiremos saídas”, destacou Ligia.

As reações e debates foram animadores no sentido dos dois convidados terem trazido dados importantes sobre os povos da região. Professores das séries inicias presentes reagiram agradecidos e solicitaram material. Moradores da região, historiadores e alunos de Pré-Vestibular Cidadão ficaram encantados.

O encontro está disponível no canal do Pré-Vestibular Cidadão, no youtube: https://youtu.be/Olvw1xjufLk .

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *