educadores em especializacao

Professores ligados ao MEP-VR seguem em busca de especializações

A Direção de Ensino do Pré-Vestibular Cidadão, do Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR), compartilha um balanço parcial de 2025 que revela um aspecto inspirador da equipe de educadores voluntários.

“Ao encerrarmos o mês dedicado aos professores, considero oportuno celebrar essas conquistas. São feitos individuais que fortalecem todo o coletivo. É sempre importante destacar a potência dos nossos professores e colaboradores! Eles são uma fonte de incentivo e motivação para nossos estudantes”, destacou Joam Myrrah, diretora de Ensino do MEP.

Apesar das múltiplas jornadas, os professores dedicam tempo e energia ao trabalho educativo e comunitário, mantendo firme o propósito de uma formação integral. Os educadores e apoiadores do MEP-VR seguem avançando em suas trajetórias de formação profissional e pesquisa, em diferentes áreas do conhecimento.

Entre aqueles que, em 2025, estão em busca de especialização, destacam-se:

  • Daniel Gonzaga, professor de Física, que ingressou este ano no Pré-Vestibular Cidadão. Mesmo atuando de forma pontual, concluiu recentemente o doutorado em Física pela UFF – campus Aterrado e, em agosto, iniciou um pós-doutorado na UFPE.
  • Carolina Alvim, socióloga e doutoranda na UFRRJ, já na fase final do doutorado.
  • Elienai Pereira, dedicada professora de Física, concluiu neste ano o mestrado pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Atualmente, atua profissionalmente em Angra dos Reis e segue colaborando com o Pré-Vestibular Cidadão.
  • Elisa Andrade, professora de Redação, que atua como aluna especial de doutorado em Literatura na UFRJ.
  • Eloah Bernardo, historiadora, cursando doutorado na UFRRJ.
  • Marcele Lopes, professora de Redação, está na fase final de seu doutorado na área de Língua Portuguesa.
  • Jonas Alves, professor de Química, concluiu em julho o mestrado em Química pela UFF – Campus Aterrado.
  • Os jovens professores Eduardo Lavorato, matemático, Gabriel de Souza e Júlia Richieli, físicos, juntos avançam no mestrado em Física na UFF – Campus Aterrado.
  • Robson Oliveira, professor de Matemática no MEP desde 2018, segue firme em seu doutorado pela UFF – Niterói.

Embora não seja docente do curso, o conselheiro socioambiental do MEP-VR, Luiz Gustavo, advogado e professor de Direito da UFF – Niterói, também segue na trilha acadêmica, cursando doutorado na mesma instituição.

Trajetórias que inspiram

A direção do movimento celebra essas conquistas como parte de um ciclo virtuoso de formação, partilha e inspiração, no qual o avanço acadêmico dos educadores reflete diretamente na motivação dos estudantes. O exemplo dos professores reforça a mensagem que o MEP-VR transmite há 26 anos: o conhecimento transforma vidas.

Neste momento, com a proximidade do ENEM, a dedicação dos docentes torna-se um estímulo adicional aos alunos, incentivando-os a manter o foco e a acreditar no poder libertador da educação.

Colaboração: Davi, Lucas, Joan e José Maria (Zezinho).

Compartilhe: