Dr. Júlio Araújo, Procurador da República, mestre pela UERJ, na noite de ontem (13), ministrou aula especial para cerca de 40 alunos do MEP, no modo remoto. Três professores acompanharam a inédita aula sobre – ‘Povos Indígenas e as comunidades tradicionais: resistência e reparação’.
Herlaine Carvalho, professora de história, agradecida, comentou em nome da equipe a aula especial:
“Dr. Júlio Araújo conduziu a sua fala sobre povos indígenas trazendo à reflexão o período anterior à 1988 em que os povos tradicionais sofriam com a aculturação que os destituíam, tanto da sua identidade cultural quanto os dizimavam enquanto população. Ao citar a Constituição de 1988 chamou à atenção para um novo olhar da lei aos indígenas, no sentido da afirmação das identidades. Ressaltou, entretanto os retrocessos do pensamento político atual e conclamou a atentarmos à interculturalidade e a alteridade em relação a esses povos.”, relatou Herlaine, da equipe de historiadores do MEP.
Por fim, alertou aos vestibulandos, da atualidade do tema, fato que o coloca como um assunto possível a ser cobrado na redação do ENEM, e por isso merece atenção.
Na sequência do instigante, fica o convite para a roda de conversa, dia 22/8, às 15:30min, tema – “Povos Originários em VR: ontem e hoje”, promoção da Equipe Ambiental do MEP e Pré-Vestibular Cidadão. Link do Google Meet: https://meet.google.com/agf-nkno-uhz. Aberto ao público.