desinformacao ubm

Pré-Vestibular Cidadão recebe estudantes de jornalismo do UBM

Na semana passada, durante a aula de linguagem, ministrada pela professora Abigail Ribeiro, Lucas Alves e Brenda Destro, ambos do 6º período de jornalismo do UBM deram uma uma aula expositiva sobre comunicação.

Ontem (13), para fechar o ciclo da presença dos estudantes da UBM com os alunos do MEP-VR, a comunicação ganhou mais elementos importantes. No espaço da aula de química cedida pela professora Ana Carla Ribeiro, a química ganhou uma roupagem nova. Carol Ângelo, Júlia Andrade, Luma Rodrigues, e a Dra. Juliana Gomes, advogada, deram sequência ao tema de desinformação.

Os futuros jornalistas trabalharam o tema “O que é a desinformação“, projeto de interação comunitária do curso de graduação em jornalismo. No primeiro encontro, Lucas e Brenda deram foco ao cuidado com a comunicação produzida e recebida. — A mentira mata. Espalhar mentira é uma questão social —, destacou Lucas. No segundo encontro, harmonizadas, as acadêmicas, sob supervisão da advogada, deram foco à era da internet e seus impactos sociais, religiosos, culturais e políticos.

“São cerca de 41 milhões de mensagens trocadas por WhatsApp a cada minuto, dados da Domos de 2020.”, destacou Luma Rodrigues

Durante a apresentação, Luna Rodrigues apresentou fatos e dados que têm levado sucessos e insucessos dos atingidos pela rede de desinformação. A advogada, Dra. Juliana, na sua fala fez importantes alertas sobre efeitos danosos às pessoas e as instituições, e lembrou que o direito a liberdade não é algo absoluto. — A liberdade de expressão não é absoluta, se há violações, crimes e agressões a justiça deve ser acionada. —, alertou a advogada Juliana.

Em meio aos debates surgiu a provocação para o tema de redação do ENEM relacionados às redes sociais. A título de exemplo, Juliana Andrade, apresentou como possibilidade de tema o ‘Cancelamento’, e discorreu sobre como fundamentar o tema com base científica.

“De fato, temas ligados às redes sociais têm sido reincidentes, a possibilidade do tema ‘cancelamento’ é real. Oferecemos para vocês um exemplo de uma possível introdução para o tema, fundamentando com base em Rousseau.”, disse Juliana ao expor a proposta.

Alunos agradecem e elogiam a iniciativa. — distorcer uma notícia é muita crueldade. Agradeço-lhes pela brilhante aula —, comentou Marcos Henrique.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.