Palestra Mathilde de Souza

Pesquisadora da Universidade Lille, na França, faz palestra no MEP-VR

A Professora Mathilde de Souza, pesquisadora da Universidade Lille, na França, em visita pela segunda vez ao MEP-VR, proferiu palestra sobre a sua pesquisa de doutorado. Pedro Paulo Vidal, coordenador da equipe socioambiental e articulador educacional do MEP-VR, fez as honras da casa e agradeceu a amizade da professora com o MEP-VR.

— A palestra diálogo a deu foco à continuidade da pesquisa de doutorado, e com os alunos refletiu sobre as ‘Cicatrizes do progresso: história, cidadania e ecologia entre Volta Redonda e a cidade de Northfield —, informou Pedro Paulo. A cidade de Northfield, localizada na Inglaterra, guarda estreitas similaridades com o município Volta Redonda, motivo dos estudos da pesquisadora.

Desenvolvimento e a soberania ambiental

Mathilde durante a exposição explicou para os estudantes as motivações para seus estudos comparativos entre Volta Redonda e Northfield. — As duas cidades guardam similaridades geográficas e históricas no processo do desenvolvimento industrial. Também as evidências de fatores relacionados ao racismo ambiental, entre outros aspectos, marcam as duas cidades—, explicou a pesquisadora, enquanto Pedro Paulo mostrava os slides com os mapas das duas cidades.

No decorrer da exposição e debate a pesquisadora destaca duas importantes chaves de leitura relacionadas às cidades: a ‘soberania ambiental e o desenvolvimento’. “A dimensão da soberania ambiental, no tocante ao cuidado com o meio ambiente na relação com o desenvolvimento tem feito aglutinar diferentes atores e grupos sociais na causa ambiental”, comentou Mathilde. Lembrou ainda – “O fato faz questionar o modelo de desenvolvimento imposto às décadas na região”, analisou a jovem pesquisadora.

“A boa participação dos estudantes provocou preocupações e críticas às necessárias correções ligadas à crescente poluição do ar e do Rio Paraíba do Sul”, lembrou Pedro Paulo. acrescentando – “O MEP, tem questionado as estruturas de poderes político e econômico local e regional, no tocante à poluição. No caminho a dimensão da resiliência, ao apontar a recuperação e a proteção e recuperação da fauna e flora da área Pedreira da Voldac”, lembrou o coordenador.

Aplaudida e elogiada pelos estudantes, a professora Mathilde recebeu das estudantes Alana e Camille, camisa do Pré Vestibular Cidadão. A professora registrou também o seu nome no “Painel dos amigos(as) do MEP”, na sala do professor Carlos Moura. As professoras Georgia Conrado e Abigail Ribeiro participaram.

Compartilhe: