A Coordenadoria da Juventude de Volta Redonda, criada em 2007, e efetivamente estruturada na PMVR em 2010, recebeu, hoje (4), os representantes do MEP-VR. Larissa Garcez, chefe da coordenadoria, a única coordenadora jovem a comandar a pasta desde sua criação, que para honra do Movimento estudou Pré-Vestibular Cidadão do MEP-VR.
Larissa Garcez, Coordenadora da Juventude de Volta Redonda, recebeu os representantes do MEP-VR para discutir projetos de inclusão social aos os jovens da cidade.
Bem acolhidos por Larissa, José Maria da Silva (Zezinho), Coordenador-Geral do MEP-VR, Pedro Paulo Vidal, tesoureiro; Davi Souza, vice-diretor da coordenação educacional e Amanda Mattos, do conselho do Movimento, após 1h45min de reunião avaliaram o encontro como muito positivo.
“Uma recepção impecável, somos gratíssimos. A pauta foi ampla e dinâmica. Apresentamos a nova estrutura do MEP-VR e a dimensão do trabalho horizontalizado do Movimento. Também ouvimos da Larissa projetos da coordenadoria em andamento. Ficou claro, há nela a preocupação interiorizar as ações da coordenadoria.”, comentou Pedro.
Para Amanda, o fato de dialogar com alguém como a gente, que veio de onde viemos foi animador. — Foi gratificante dialogar com alguém como agente, que veio do mesmo lugar que a gente. Foi animador poder sintonizar nossas preocupações. Larissa informou sobre a recente conquista do espaço para construção do ‘bandejão’ e alojamento para os universitários em parceria com a UFF, PMVR e outros setores, também explicou sobre o Centro Oportunizar e suas articulações junto aos jovens periféricos, falou ainda sobre tratativas do retorno do Pré-Vestibular Social da UFF em parceria com FEVRE. —, destacou Amanda.
TRANSPORTE E AMBIENTE
Um dos pontos marcantes do encontro, segundo Davi, foi o aceite e compreensão da coordenadora para extensão do benefício integral (100%) de passagem para os estudantes do Pré-Vestibular Cidadão. — A coordenadora foi muito solícita à proposta do MEP-VR, e disse que vai construir ponte junto ao executivo para ampliar a conquista aos alunos do PVC, com passagem integral para as pessoas regularmente matriculadas e frequentando as aulas. Ela achou a ideia ótima por entender que a realidade social é extremamente difícil para os estudantes. —, afirmou Davi.
No final da reunião, o Movimento foi convidado para delegar dois representantes do Pré-Vestibular Cidadão para integrar às atividades do Mês da Juventude (Lei 5.862/2021), a ser realizado em agosto. Também, Larissa propôs articular uma visita com as comissões do Conselho Municipal da Juventude à Pedreira da Voldac.