
II Seminário Socioambiental: Volta Redonda – da dureza do aço à resiliência ambiental
O Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR) promoverá no dia 2 de outubro (sábado), o II Seminário Socioambiental, às 15h, com apoio institucional do ONU-Habitat e integrará a chamada Circuito Urbano 2021. O Circuito Urbano, desde 2018, promove anualmente no mês de Outubro, debates sobre temas relacionados às cidades, rumo a um desenvolvimento urbano mais sustentável. O tema desta edição será: “Cidades na linha de frente da ação climática”, onde debateremos sobre Cidades Resilientes.
O painel, com o tema “Volta Redonda – da dureza do aço à resiliência ambiental”, contará com duas mesas:
1. Processo histórico da urbanização de Volta Redonda, seus impactos socioambientais e desafios em busca de uma cidade resiliente.
Nesta mesa, objetiva resgatar o histórico ambiental do território que deu origem à cidade de Volta Redonda – RJ, demonstrando os impactos causados pela implantação do povoado e da cidade, destacando o processo de urbanização diferenciado que se implantou em Volta Redonda a partir da construção da Usina Presidente Vargas (Companhia Siderúrgica Nacional–CSN) e que permitiu a construção de uma cidade com vários espaços urbanos verdes, mas que vivenciou um crescimento desordenado, como a maioria das cidades do país e enfrenta grandes desafios para se transformar em uma Cidade Resiliente. Ademais, contará com os seguintes painelistas:
- Mediadora: Profª. MSc. Irinéia Brígida;
- Prof. Roberto Guião de Souza Lima;
- Profª. Drª. Andréa Auad Moreira;
- Prof. Dr. Francisco Jácome Gurgel Júnior.
2. Sinalizadores do potencial de resiliência da cidade de Volta Redonda.
O objetivo desta mesa é dar visibilidade à população de diversas iniciativas socioambientais que existem em Volta Redonda e que podem colaborar com a construção de um espírito de enfrentamento das principais causas das mudanças climáticas. São iniciativas ainda de pequeno volume, mas que demonstram a importância de se construir ações de cunho socioambiental, de iniciativa popular, para a cidade ir se preparando para construção de uma cidade resiliente. Por fim, contará com os seguintes painelistas:
- Mediador: Prof. MSc. José Arimathéa Oliveira;
- Prof. Dr. Fernando Pinto;
- Maria Nazaré do Santos;
- Prof. Dr. Roberto Guião Jr.;
- Débora Cassia da Silva.