Estudantes do Pré-Vestibular Cidadão do Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR), ano letivo de 2022, informaram à secretaria do curso as notas de redação e das demais áreas do ENEM. Voluntariamente, cerca de 40% dos vestibulandos já informaram suas notas.
“A coleta de dados teve início em 2018, quando Amanda Mattos, hoje estudante de direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), alçou a nota 980. Desde 2019, estamos incentivando que os alunos informem as notas e também aprimorando o sistema de coleta de dados para melhor avaliar o nosso processo de ensino aprendizagem.” Comentou Davi Souza, diretor de ensino.
As notas de redação dos ex-estudantes do PVC têm tido grau máximo a considerar o grau de exigência do INEP e temos sempre alunos que se destacaram com notas máximas, comentou a professora Elisa. — É importante notar que na média há uma estabilidade das notas, inclusive com destaques para as acima de 900. Duas notas 960 deste ano mostram que a banca corretora de redação tem ‘pesado na mão’ nos últimos anos. A cada ano diminui a quantidade de notas mil. Nossos estudantes e colegas professores estão de parabéns. — observou Elisa Andrade Costa, professora de literatura.
“Pudemos desenvolver uma visão crítica e técnica na redação este ano, com muito empenho dos alunos em irem se aprimorando cada vez mais. Fizemos acompanhamento da evolução de cada um através de planilhas e relatórios, e essa melhora no desempenho foi visível a cada aula. Os resultados são frutos do esforço deles nesse papel de aprendizes ativos, no centro do processo.” Declarou Yasmim Nascimento, professora de português.
O professor Alexandre Batista da Silva, voluntário no Núcleo de Niterói, credencia o sucesso ao esforço coletivo. — O resultado na redação do ENEM é resultado de um esforço enérgico e de uma atenção conjunta de professores e estudantes que, desejosos do sucesso, construíram um caminho de diálogo e estudo. É assim no MEP-VR. — Afirmou o também especialista em redação.
PAULO VICTOR E MARIA: EXEMPLOS DE DETERMINAÇÃO, NOTA 960
Paulo Vitor, residente no bairro Padre Josimo, em Volta Redonda, embora tenha conseguido frequentar apenas seis meses de aulas em 2022, foi um dos que conquistou a maior nota do ENEM, como aluno do MEP-VR. “Estou muito feliz com a nota da redação – 960, com as outras também. O MEP-VR foi muito importante nesta conquista, vim de colégio público e sabemos que não é suficiente para fazer um Enem bom e tirar boas notas. O PVC foi importante em promover informações e conhecimentos que faltavam no colégio público. Apesar de não ter ficado até o fim do ano no curso por motivo de trabalho, o PVC fez a diferença na minha vida. Quero agradecer ao MEP-VR pelo que oportunizou de conhecimento técnico e também o engajamento social que curso promove. É muito importante para os futuros profissionais. Agradeço pela oportunidade e dizer ao movimento que continue o fantástico trabalho”.
Maria Eduarda Rezende, bairro São Carlos, ao informar sua conta, não escondeu a emoção. — Fiquei extremamente feliz, pois foi muito esforço e estudo, não só da minha parte, mas também dos meus colegas, e do incansável professor Alexandre. Muita alegria e gratidão. O MEP-VR me trouxe coisas incríveis. Os resultados não são só pela nota, antes mesmo de fazer o ENEM eu já estava grata a todos vocês.
Dentre as notas de 2022, são duas de 960, três de 920, duas de 820 e uma, respectivamente, com as seguintes pontuações: 880, 800, 760, 680, 600 – até o momento de publicação desta notícia.