Marcelo de Carvalho professor UFF Volta Redonda

COVID-19 é absolutamente democrática, diz professor da UFF/VR

Colaboradores do Movimento Ética na Política (MEP) têm, durante a pandemia, ouvido diferentes atores sociais nas múltiplas áreas de conhecimento. Com foco em oportunizar reflexões proativas para somar narrativas construtivas diante do cenário sociopolítico.

Nessa linha, Marcelo de Carvalho, Prof. Dr. de Direito Penal, Universidade Federal Fluminense – Campus Aterrado, em tom professoral, aponta com profundidade os impactos jurídico-políticos em relação a Covid-19 na breve entrevista ao MEP. A sua fala destaca a importância de garantia do mais básico direito humano, a vida.

Também chama a atenção à importância das ciências:

“Tenho claro, a Covid-19 trouxe uma alerta para o mundo, é ‘absolutamente democrática’, atinge todos humanos, sem distinções, sendo assim, é necessário materializar e garantir o princípio mais básico do direito humano, a vida. E, cabe ao Estado garantir estratégias de políticas públicas de saúde para todos, indistintamente. Penso ainda, que a pandemia reacende importantes parâmetros do Direito Penal, na linha da ‘responsabilização penal dos governantes’, caso não seja garantido o acesso à saúde.” Pontuou Marcelo.

Finalizou dizendo:

“Neste contexto lembro, as ciências precisam ser valorizadas e respeitadas. Acredito, daqui alguns anos ao olharmos a realidade, veremos que houve um novo despertar da humanidade.” Afirmou o célebre professor da UFF.

Colaboração: José Maria da Silva, Zezinho; Pedro Paulo Vidal, acadêmico de Direito UFF e membro-colaborador do MEP.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *