reuniao pedagogica 2026

MEP-VR realiza primeira reunião pedagógica de 2026 com ampla participação e anúncio de novidades

O Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR) realizou, neste sábado, dia 7, a primeira reunião pedagógica do ano letivo de 2026, reunindo cerca de 40 voluntários do Pré-Vestibular Cidadão, entre professores, coordenação, juventude e comissões temáticas. A expressiva participação reafirmou o compromisso com a educação popular, a inclusão e a formação cidadã.

Coordenada por Pedro Paulo Vidal, a reunião contou com a participação dos professores Paulo Ricardo, Abigail e Daniel, da jovem Alana, representando a Juventude do MEP, e de Adriana Silva, compondo a mesa diretiva. Na avaliação de 2025, Pedro destacou o baixo índice de evasão: dos 60 alunos iniciais, 40 concluíram o ano, representando 67% de permanência, além da forte dedicação dos professores e da participação inédita no edital da Rede CEPOP, do Governo Federal. Também foi anunciada a aula inaugural com a professora Zara Figueiredo, secretária nacional de Inclusão, vinculada ao MEC e ao CEPOP, com presença confirmada para o dia 2 de março, na abertura das aulas.

Além disso, o protagonismo da Juventude do MEP foi apontado como fundamental para o fortalecimento dos vínculos com os alunos, destacando-se a abertura e o acesso dos jovens às estruturas física e política do movimento. Essa importância foi reafirmada por Matheus Mattos, coordenador da Juventude do MEP (JUVMEP). Também foram anunciadas melhorias estruturais na sede de Niterói e a ampliação dessas ações para o Polo Retiro.

No encontro, foram definidos os horários dos professores dos polos Retiro e Niterói. Já o novo Polo Califórnia terá ajustes específicos em reunião própria com os professores que atuarão na unidade, sob coordenação da Ir. Mercedes Esquivel, presente no encontro. Entre os pontos orientados, destacaram-se: a atenção à pesquisa interna para a escolha da Mulher Destaque do MEP – ano 2025; o compromisso e incentivo à produção acadêmica sobre as experiências do Movimento; e a participação da Comissão Étnico-Racial, na articulação das professoras Adriana Silva e Herlane Carvalho. Ao final, Pedro agradeceu e lembrou que as inscrições seguem abertas, e que haverá plantões para acolher as confirmações de matrícula nos polos, entre os dias 25/02 e 28/2.

Ao final, os participantes destacaram a organização, o acolhimento e o clima de compromisso coletivo, reafirmando o MEP como um espaço de formação, afeto e transformação social. Tanto que Marcele Lopes e Paulo Ricardo Cardoso fizeram questão de celebrar 20 anos de magistério.

Compartilhe: